sábado, 5 de fevereiro de 2011

Entendes o que lê ?



Mateus 19;12 Porque há eunucos que nasceram assim; e há eunucos que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o.


Amados irmãos em cristo Jesus, nesse estudo que vamos expor, quero a principio dizer aos amados que esta passagem me tocou profundamente esses dias. O que realmente vem a ser um eunuco?
Eunuco vem a ser um homem cujo seus órgãos genitais são retirados, ou seja, castrados, podendo ser retirados no seu nascimento devido a alguma deformidade ou alguma doença ou alguma complicação no parto. Poderia ser também retirados quando atingisse a uma idade de 8 a 10 anos para que ficasse a disposição de trabalhos reais dentro do palácio. A principio quero deixar claro que o nome “eunuco” vem do grego que significa “guardião da cama”. Eram comuns os reis ter varias concubinas, varias mulheres. Então ficava um eunuco cuidando delas e do harém do rei.
Para que o rei tivesse mais segurança de que suas mulheres e concubinas não fossem tocadas por ninguém, por nenhum homem ele solicitava que um eunuco fosse o responsável por guardar esse haren real.
No livro de atos 8:26 em diante conta a historia de um eunuco etíope que chegou ao ponto Maximo da sua carreira,ele era mordono-mor de Candace ,rainha da Etiópia,alem de tudo isso ele era responsável por todos os tesouros da rainha.Creio que tinha uma bela posição,bem considerável no palácio,gordas economias ganhas no palácio ,comia e bebia do bom e do melhor,mas quando colocava sua cabeça no travesseiro começava a imaginar se a sua vida seria apenas para isso.Não tinha filhos ,não teria uma esposa,a sua geração terminaria com ele mesmo.O futuro de um eunuco era certo demais,viveria somente para servir o rei e neste caso quando ele morresse acabaria tudo.Começando a refletir sobre a sua vida a bíblia diz que ele subiu a Jerusalém para adoração.
A principio quando temos muitas duvidas,quando temos inquietações no coração ,acaba ocorrendo um vazio dentro de nós, e a realidade na vida de hoje é clara a todos, muitos de nós quando chegamos a esse ponto, começamos a bater em muitas portas procurando encontrar respostas para nossas perguntas. Esse eunuco imagino quantas perguntas tinha? Quantas respostas precisava?Um coração apertado, um vazio dentro da alma, angustiado. Meu irmão dessa maneira muitos tem sido alvo fácil na mão do inimigo, muitos dessa maneira tem batido em portas erradas, e de vez encontrarei alivio para vossa alma, tem encontrado correntes para sua vida. Esse eunuco encontrou uma porta que fora a Jerusalém para adoração. Talvez chegando a Igreja encontrasse o sacerdote que pregava o sermão rotineiro fez com que o eunuco saísse da mesma maneira que entrou, sabemos que naquela época a religião estava passando por uma grande reforma e que a pregação mais importante que é “cristo” estava sendo perseguida e não era permitido, mas agora com mais duvidas ainda, pois a bíblia fala que ele não estava entendendo o que à bíblia estava dizendo no livro de Isaias. Esse homem angustiado, vazio, triste, desesperado, teve o trabalho de deixar Gaza, subir à Jerusalém para participar, ouvir, ver, tentar entender, mas infelizmente não encontrou nada e voltou para sua terra tão vazio quanto tinha ido. Mas felizmente o nosso Deus, ele conhece o meu e o seu coração, ele sabe o que você esta passando, o que você esta enfrentando, ele conhece você meu irmão. Ele vai ate Felipe e fala para que ele fosse atrás do eunuco, e o espírito santo toca em Felipe que se achegasse perto do carro e encontra o eunuco lendo a bíblia no livro de Isaias. E Felipe pergunta a ele: entendes o que lê?A resposta dele foi: Como posso entender se não tem ninguém que me explique!
O que estamos fazendo meus irmãos será que estamos no caminho certo,será que estamos fazendo da maneira que Deus quer,será que realmente do jeito que estamos fazemos esta bom?O eunuco veio de longe atrás da palavra de Deus entrou no santuário ouviu o sermão, saiu para a sua casa de volta mais vazio do que entrou. No meio do caminho Felipe o encontrou e entrando no seu carro o eunuco mostrando a escritura no livro de Isaias falou a Felipe de quem o profeta fala dele mesmo ou de um outro, então Felipe abrindo a sua boca falou de Jesus cristo.
Após a um lindo estudo da palavra de Deus, o eunuco já compreendendo o alvo da mensagem, avistou algumas águas, olhos para Felipe e disse o que me impede de ser batizado nessas águas?
Felipe olha para ele e disse “é licito, tu creres”?
O eunuco responde: ”Creio sim que Jesus é o filho de Deus”. E ali Felipe e o eunuco desceram até as águas e assim Felipe batizou o eunuco e assim o espírito santo ao saírem das águas arrebatou a Felipe e o levou a um outro lugar e o eunuco ficou maravilhado e jubiloso e continuou o seu caminho.
Um homem triste vazio agora jubiloso e maravilhado encontrou as respostas que tanto precisava e continuou o seu caminho, mas agora não seria sozinho, mas sim com a presença de cristo em sua vida que agora tornara mais viva e bela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário