sábado, 12 de fevereiro de 2011

CELEBRAÇAO DE CASAMENTO (a pedido)


Celebração de casamento
Casamento religioso com efeito civil
1 – Os nubentes ingressam ao local da solenidade na forma que convencionaram, sob o som da musica escolhida para o ato. O oficiante ao mesmo tempo ocupa a sua posição.
2 – Os nubentes com as testemunhas se posicionam e logo o ministro dirá as seguintes palavras:
* Comparecem a este santuário (fulano) e (fulana) para solenemente unirem-se em matrimonio, havendo sido cumpridas as formalidades legais, conforme consta do documento nº_______expedido pelo __________,etc.
* O oficiante perguntara se entre os presentes há alguém que se oponha a este ato. (Esta pergunta consta das formalidades capituladas no código civil.)
Em seguida o oficiante fará ao noivo a seguinte pergunta:
* (nome do noivo) persiste no firme propósito de, por livre e espontânea vontade, casar-se com (nome da noiva)?(o SIM deve ser ouvido, sem o que não houve a manifestação da vontade para a efetivação do casamento)
* A mesma pergunta deve ser feita a noiva que por sua vez deverá também responder SIM.
* O ato a seguir, o oficiante pronunciará as seguintes palavras: ”Diante da vossa manifestação de vontade, de vos receberdes em matrimonio, eu, representando o magistrado civil, em nome da lei vos declaro casados. (Nesse instante a audiência deve estar de pé, logo após deverá ocupar os seus assentos.)
* O oficiante anunciará a leitura do termo de casamento que será efetuado pelo escrivão da igreja. Apos a leitura, seguir-se-ao as assinaturas no termo do livro da igreja, na ordem prevista na lei: oficiante, noivo, noiva, testemunhas.
Logo após as assinaturas, o ministro iniciará o ato religioso com uma leitura bíblica, seguida de uma breve oração, estando todos de pé. Os textos lidos podem ser, por exemplo: genesis2. 18-24; hebreus 13,1; efesios5. 22-33; joao21, 11, etc. Feita a leitura e a oração, o ministro fará as explanações, conforme a direção do espírito santo. O tempo para esta elocução não deve ir alem de 15 minutos. Se houver mais de um cântico, coral, conjunto ou solo deve o primeiro ser executado logo após a leitura da palavra e antes de qualquer explanação. Os demais logo apos a palavra de aconselhamento. Recomenda-se não incluir no programa mais de dois louvores.
O ato do Casamento religioso
Comparecem a este santuário (fulano) e (fulana) para solenemente unirem - se em matrimonio, havendo sido cumpridas as formalidades legais conforme consta na certidão de casamento nº_________emitida pelo cartório____________(é cabível ler a certidão de casamento para que todos os presentes possam ouvir e saber que perante a lei estão casados)perante o documento que fora lido na presença de todos estão casados perante a lei,e neste momento fazem menção diante da igreja de cristo para receberem a bênção da parte de Deus e de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O pastor irá ler a palavra de Deus e explaná-la(o tempo dessa elocução não deve ultrapassar a 15 minutos)feita a explanação da palavra d e Deus ,o ministro se dirigirá ao nubentes com as seguintes perguntas:
*o irmão (fulano) promete diante de Deus, tomar a irmã (fulana) como sua legitima esposa,ajudá-la, assistir-lhe,protegê-la em todos os momentos da vida sejam de bonança ou de adversidade?(repetir as expressões acima com a noiva)
Após, o ministro dirá: ”Diante do que acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes em matrimonio conforme a palavra de Deus, eu, como ministro do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, vos proclamo casados, constituídos em família, marido e mulher”.

Colocação das Alianças
“O ministro, tomando as alianças nas mãos, as levantara um pouco e separando-as uma da outra dirá: Que estas alianças, feita de metal nobre, sirvam como memorial deste pacto feito diante das testemunhas presentes”, etc. o ministro entregara ao noivo a aliança da noiva para que nela a coloque no dedo e mão correspondente. O mesmo fará com a noiva.
Após o ministro fará ajoelhar para receberem as bençao.com os presentes de pé orará especificamente pela vida que os nubentes iniciarão, a partir daquele momento, na qualidade de casados. Ato seguido, o ministro impetrara a bênção apostólica sobre o casal na mesma forma que o faz ao fim de cada culto. Só que terá em conta as pessoas dos nubentes e não a congregação.Conclui dizendo:’’O que Deus ajuntou não o separe o homem”



http://pastorwillian.blogspot.com/

Um comentário: